Mitos e Dicas

Cerveja antes e depois do treino: aconselhável ou nem por isso?

O consumo de álcool, quando associado à prática de exercício físico, pode trazer vantagens e desvantagens. Por esse motivo, importa perceber e clarificar as consequências de beber cerveja antes e depois do treino.

Beber cerveja antes do treino

Esta é, talvez, a situação que lhe pode trazer mais “problemas”. A prática de exercício físico, se for mais exigente, implica que a pessoa esteja totalmente concentrada naquilo que está a fazer e a verdade é que o consumo de álcool pode, e vai, interferir nessa capacidade.

Piores são os casos em que pouco ou nada comeu, uma vez que o álcool da cerveja que bebeu irá ser absorvido em meia hora ou menos. Se, por outro lado, tiver ingerido algum alimento, o processo de absorção será mais lento. Isso não significa, no entanto, que não vai sentir os efeitos “secundários” da bebida. Pelo contrário, até porque, tenha ou não comido a par da cerveja, todas as suas capacidades mais básicas vão ser certamente afetadas.

Estudos levados a cabo pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos EUA indicam que basta uma concentração de álcool de 0,08% para existirem efeitos no corpo humano. Nesse sentido, para além da sua capacidade de concentração, também a sua força e capacidade de impor limites irão ser afetadas. Outros factores, como é o caso do equilíbrio, ficam também comprometidos – podendo resultar em lesões graves.

A tomada de decisões neste contexto é crucial e vai definir se irá fazer um exercício mais ou menos exigente, se vai pegar num peso mais ou menos pesado, etc. A ingestão de álcool vai afetar qualquer um dos cenários, pelo que é necessário que, se assim o entender, beba cerveja de forma moderada e consciente.

Outra das desvantagens que o consumo de cerveja antes do treino pode ter é a desidratação. Sendo que o álcool potencia a perda de água (através do suor) e, consequentemente, aumenta a necessidade de urinar, a probabilidade de desidratar é muito maior do que aquela que existe quando não consome qualquer bebida alcoólica.

Por esse motivo, é fulcral que se hidrate constantemente e beba muita água – antes, durante e depois de treinar. O nosso conselho é que, por isso, não pratique exercício físico exigente depois de beber uma (ou mais) cerveja(s). Exercícios cardiovasculares ou até mesmo aulas de CrossFit vão exigir muito do seu corpo, que não vai estar preparado para dar a resposta adequada.

Ainda que não seja totalmente aconselhado, pode fazer exercícios mais leves e localizados (como, por exemplo, abdominais) que não exijam tanto do seu corpo. Pode também optar por uma caminhada mais lenta na passadeira ou até uma “volta” de bicicleta.

Tenha, no entanto, a noção de que tanto a sua energia como a sua resistência serão afetadas. Independentemente do tipo de exercício que escolher fazer, a reação que o seu corpo vai ter ao exercício não será a mesma no caso de não ter bebido cerveja.

Beber cerveja depois do treino

Qual a melhor situação? Beber cerveja antes ou depois do treino? Se fossemos a classificar ambas as situações, diríamos que é mais “saudável” beber uma cerveja depois de treinar do que antes – até porque só assim garante que o álcool bebido não vai afetar a sua performance.

Uma investigação levada a cabo por Philip J. Atherton e Matthew Brook, da Universidade de Nottingham, concluiu que, beber uma cerveja depois de praticar exercício físico, pode ser mais benéfico do que julga. Mas por “benéfico” não entenda “indicado”, porque esse não é, de todo, o caso. A verdade é que a cerveja, quando bebida depois do treino, pode contribuir para a ingestão correta dos hidratos de carbono necessários à recuperação do corpo humano.

É verdade que, o valor calórico de um copo de cerveja (cerca de 120 calorias) não é propriamente o mais indicado para um pós-treino completo dos nutrientes necessários. Ainda assim, quando comparada, por exemplo, com bebidas energéticas, a cerveja pode trazer mais benefícios do que esse tipo de bebidas. É verdade que tem menos sódio na sua composição, mas nem por isso afeta o normal funcionamento do organismo.

Por outro lado, se os especialistas pudessem escolher, optariam pela cerveja sem álcool. Porquê? Porque o álcool pode prejudicar a recuperação dos músculos. Ficando a velocidade da recuperação muscular afetada, maior será a probabilidade de vir a desenvolver lesões, mais ou menos graves, mas que devem ser evitadas independentemente do contexto.

Por isso, se quiser mesmo beber uma cerveja depois do treino, escolha uma opção sem álcool para que o seu organismo e músculos não sejam afetados pela ingestão da bebida.

Desde que consumida com moderação, a cerveja não vai trazer quaisquer problemas se for bebida depois do treino. Ainda assim, não se fique por aí, porque é mesmo aconselhável que se alimente de forma correta tanto antes como depois do treino. Beber apenas uma cerveja não é, de todo, aconselhável em nenhuma das situações.

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