Já ficou a se perguntar o que seria uma espuma persistente? Não sabes o que significa carbonatação? Estas até agora a pensar sobre o corpo da cerveja? Não te preocupes pois chegou a hora de explicar melhor o significado e aplicação de alguns termos utilizados na descrição sensorial das cervejas. Este são termos técnicos sobre cerveja que precisas saber.
Acidez
Característica principalmente de cervejas de fermentação espontânea como Lambics, que provoca sensação de frescor e salivação. Pode ser proveniente de substâncias ácidas formadas como subprodutos durante a fermentação.
Drinkability
Um dos critérios de avaliação de uma bebida que considera quão agradável é a sensação final da cerveja. Quanto maior a vontade de beber outro golo, maior é a drinkability da cerveja.
Teor alcoólico
Expresso em %, representa o volume de álcool em relação ao volume total da bebida.
Carbonatação
Refere-se à quantidade de CO2 dissolvida na cerveja. Produz espuma e a efervescência e provoca sensação de textura e refrescância ao beber.
Afterstate
Sabor residual que permanece na boca após engolir a cerveja. Responsável por atrair ou não o próximo golo e, por isso, associado à drinkability da cerveja. O Aftertaste pode ser dito amargo, adocicado, equilibrado, etc.
Persistência
Característica que pode ser conferida a diversos atributos da cerveja, tais como espuma ou amargor, e que se refere À duração de tal atributo ao longo da degustação. Um bom exemplo de espuma persistente é em cervejas do tipo Stout ou Weiss, que permanecem no copo por bastante tempo.
Adstringência
Sensação de contração e repuxamento na boca, principalmente na língua, causada por algumas substâncias presentes na cerveja como os taninos provenientes do lúpulo, por exemplo.
Corpo
Sensação tátil da bebida em contato com a superfície da língua e interior da boca. É que nos dá a sensação de viscosidade e fluidez. Diversos fatores podem contribuir para uma sensação de corpo elevado, tais como o teor de malte, teor alcoólico e presente de fermento.
Turbidez ou Turvação
É a diminuição do brilho e da transparência das cervejas causada pela presença de material particulado (por exemplo, resíduos de levedura ou aglomerado de proteínas e taninos) em suspensão. É uma característica comum nas cervejas não filtradas como a maioria das cervejas de trigo, por exemplo.