Já imaginaste um emprego em que pudesses beber cerveja quase todos os dias? Ou experimentá-las acompanhadas de excelentes pratos? Sim, o emprego dos sonhos existe! Vamos explicar-te agora a diferença entre as funções do Mestre Cervejeiro e do Sommelier de Cerveja.
Mestre Cervejeiro

Este é, com toda razão, o profissional mais famoso no cena cervejeira, afinal, é ele quem produz as cervejas.
O Mestre Cervejeiro é quem cria as receitas das mais variadas cervejas, escolhe todos os ingredientes a serem utilizados (a quantidade e as variedades de maltes, lúpulos de aroma e de amargor, conforme a personalidade que queira atribuir à sua cerveja, as leveduras adequadas e a utilização ou não de outros ingredientes, como frutas, ervas ou outros cereais além da cevada) e as condições de preparação (tempo e temperatura de mosturação, tempo de maturação e outros detalhes técnicos que fazem toda a diferença no produto final). Mas não pensas que é fácil se tornar um Mestre Cervejeiro: é necessário muito estudo de cada etapa do processo de fabrico, dos diferentes tipos de maltes, lúpulos e leveduras existentes e a importância de cada um.
Sommelier de cervejas

O Sommelier de cervejas é o profissional responsável por criar selecção de cervejas e ementas harmonizados, guiar degustações de cervejas, treinar equipes em bares e restaurações (a ensinar, por exemplo, a escolher o copo correcto para servir determinada cerveja, a temperatura ideal para isso e a sugerir pratos na ementa capazes de potencializar a experiência sensorial oferecida pela cerveja), dentre outras várias funções que ainda podem ser exploradas por tratar-se de uma profissão bastante nova. Diferentemente do mestre cervejeiro, que deve estar presente em cada fábrica de cerveja, ainda são poucas as marcas que contam com algum sommelier para auxiliar na avaliação sensorial das cervejas produzidas.