Pode parecer irrelevante e podes até não acreditar, mas o copo tem um papel fundamental na apreciação de uma cerveja. Isto porque a degustação começa pelos olhos, muito antes de pensarmos em levá-la à boca. Listamos aqui informações importantes sobre copos de cerveja que precisas saber.
Pilsner

Ideal para cervejas do tipo Pilsen. Possuem um formato que auxilia na formação e estabilidade da espuma, além de direcionar o aroma do lúpulo para o nariz. A base ajuda a minimizar a transferência de calor para a bebida.
Shaker

Utilizado para English e American Ales. Por sua versatilidade, tornou-se o copo padrão em muitas cervejarias e brew pubs, pois combina tanto com Light Lagers quanto com Porters, por exemplo. Favorece a percepção da cor, espuma e aromas voláteis da cerveja.
Tulipa

Ideal para Belgian Ales, Tripels e Lambics. São muito versáteis para utilização no consumo de cerveja. Seu corpo arredondado captura os aromas e a borda voltada para encaixar perfeitamente nos lábios. Sua curvatura na parte superior ajuda na estabilidade da espuma.
Mass (Mug ou Stein)

Antes do predomínio dos copos de vidro e de cristal, a cerveja era bebida em canecas (“mug” em inglês ou “stein” em alemão). Ainda são utilizados como objetos de referência de tradição local, principalmente na Oktoberfest.
Flauta (Flute)

Indicado para as cervejas que passam pelo processo de champenoise, pois o formato do copo evita que a carbonatação (nesse caso chamada de perlage) se dissipe rapidamente. O nome é uma alusão ao formato longilíneo semelhante a uma flauta.
Cilíndrico (Stange)

Normalmente utilizados para cervejas Altbier e Kölsch. O bocal estreito auxilia na boa formação de espuma e na concentração de aromas. Por ser reto, o líquido escoa mais rapidamente e com menor contato com a boca.
Cálice (Goblet)

É muito utilizado pelas cervejas belgas, especialmente as Trapistas. Indicado para cervejas de alta intensidade aromática, já que sua boca é larga e seu corpo arredondado. Seu formato e sua haste conferem beleza e atratividade à cerveja e evitam que o calor das mãos seja rapidamente transferido para a bebida.
Pint

É o copo mais utilizado pelas Stouts e demais ales inglesas. O Pint é, na verdade, uma unidade de medida que corresponde a 568mL na Inglaterra e 473mL nos EUA. O estreitamento abaixo diminui a transferência de calor e auxilia na persistência da espuma.
Conhaque (Snifter)

Ideal para Barley Wines, Imperial Stouts, Belgian Strong Dark Ales e Double Bocks. Sua base larga propicia a transferência de calor das mãos para a cerveja, auxiliando a volatilização dos aromas, enquanto o estreitamento superior captura os aromas. Em função de sua profundidade e borda curvada para dentro, é ideal para o serviço de Strong Ales.
Weizen

Ideal para as Weissbier, cervejas de trigo. A boca larga se justifica pela grande intensidade aromática do estilo e o tamanho, para garantir que todo o conteúdo da garrafa seja servido no mesmo copo para homogeneização do fermento. A altura propicia a visualização das bolhas de gás carbônico que sobem pelo líquido, trazendo espetáculo e tradição à bebida.
Para mais curiosidades sobre cerveja, clique aqui.