É isso mesmo que estais a ler: não é só simplesmente despejar a cerveja no copo! Mas não te preocupes, iremos ajudar-te com estas dicas para servir a tua cerveja da maneira correcta.
1. Vale ressaltar que a cerveja deve ser resfriada lentamente no frigorífico (e não na arca, como os apressados gostam), o melhor é aguardar no mínimo um dia antes de pensar em abrir a garrafa.
2. Feito isso, o primeiro ponto de atenção é quanto ao copo: não basta ser o tipo adequado de copo para o estilo da cerveja. Deve-se observar a limpeza dele (resíduos de sabão, poeira ou gordura podem atrapalhar a formação de espuma) e a temperatura (o copo não deve estar congelado, mas também não muito quente).
3. Outro ponto importante ao servir é prestar atenção se aquele estilo de cerveja tem tendência de formar bastante espuma ou não. Para a maioria dos estilos, basta inclinar o copo a aproximadamente 45° e verter a cerveja até completar cerca de metade dele. Em seguida, colocá-lo na posição vertical e servir o restante (nessa última etapa, pode-se controlar a quantidade de colarinho formada variando a distância entre a garrafa ou lata e o centro do copo: quanto maior a altura, maior a turbulência do líquido e, portanto, maior a formação de espuma). Isso vale para a maioria das Lagers, tanto claras quanto escuras, e para as Pale Ales e Amber Ales, por exemplo.
4. Para estilos que produzem mais espuma, como é o caso de diversos estilos belgas, como Belgian Strong Golden Ale, Tripel e Dubbel, bem como para a maioria das cervejas que sofrem refermentação na garrafa, uma dica é deixar o líquido escoar pelas paredes internas do copo e preencher mais da metade do copo (em torno de 2/3 do volume) na posição inclinada antes de voltar à posição vertical. Aliás, para as cervejas que sejam refermentadas na garrafa, o cuidado deve ser ainda maior desde a hora de abrir a garrafa, evitando agitá-la demais. Servir ou não o fermento que fica no fundo da garrafa é opcional, mas vale lembrar que ele é bastante nutritivo e confere à cerveja uma maior turbidez.
5. Já as Hefeweizen, cervejas de trigo que ainda contém fermento dentro da garrafa, devem ser servidas em copo apropriado para que toda a garrafa seja servida em um mesmo copo. Devem ser servidas fazendo a cerveja escoar com cuidado pelas paredes internas do copo até preencher em torno de 3/4 da altura do copo. Por fim, basta agitar a garrafa para fazer o líquido restante carregar o fermento depositado no fundo e servir essa mistura no centro do copo já posicionado na vertical.
6. Para as Stouts, que produzem uma espuma cremosa e densa, o ritual é um pouco mais lento: primeiro, deve-se servir até a metade do copo inclinado, com cuidado, pois a formação de espuma é intensa. A seguir, deve-se deixar o copo na posição vertical e permitir que a espuma assente (isso leva em torno de um minuto) e, por fim, servir o restante da cerveja.
Estas foram as dicas para servir a tua cerveja! Confirma mais dicas cervejeiras clicando aqui.
2 thoughts on “6 dicas para servir a tua cerveja da maneira correcta”