Curiosidades

Tudo sobre unidades de amargor

O assunto dessa vez são os famigerados IBUs citados nos rótulos de algumas cervejas como informações adicionais. IBU é a sigla para International Bitterness Units, ou Unidades de Amargor, e serve como escala de medida do teor da cerveja (da mesma forma que se usa a porcentagem em volume para expressar o teor alcoólico).

Como os iso-alfa-ácidos provenientes do lúpulo são os responsáveis por boa parte do amargor da cerveja, pode-se dizer que, em geral, quanto mais IBUs uma cerveja tiver, maior será o seu amargor. No entanto, a sensação de amargor não depende apenas da quantidade de alfa-ácidos, mas também do equilíbrio entre as quantidades de lúpulo e malte. 

Com isso, cervejas que sejam muito lupuladas e tenham um valor de IBU elevado, mas também sejam muito maltadas, podem apresentar uma sensação de amargor menor do que cervejas de IBU semelhante, mas que tenham menos caráter de malte. Aqui cabe novamente a analogia do teor alcoólico para ilustrar melhor esse efeito: se compararmos duas cervejas do mesmo teor alcoólico, sendo uma bastante encorpada e a outra de corpo mais leve, o teor alcoólico será mais perceptível na mais leve delas, pois na primeira delas o copo mais elevado ajuda a sustentar melhor o teor alcoólico.

Da mesma forma que muitas fábricas de cerveja e cervejeiros caseiros travam verdadeiras batalhas a quebrar recorde atrás de recorde para garantir o título de “a cerveja mais alcoólica do mundo”. Há algum tempo virou febre entre os cervejeiros a busca por cervejas mais e mais lupuladas, frequentemente superiores a 100 IBUs (e eventualmente a chegar a 1000 unidades de amargor!). 

Para se ter uma ideia, a maioria das cervejas comerciais fica na caixa de 8 a 15 IBUs, enquanto uma Bohemian Pilsner, estilo no qual estas foram inspiradas, deve ficar entre 35 e 45 IBUs. Eis, na contramão desse movimento “lupulomaníaco”, duas marcas famosas por suas cervejas extremas (se pensaste automaticamente em Flying Dog e Brewdog, acertou), lançaram uma disputa para produzir uma IPA (estilo que pode chegar até 70 IBUs) com IBU zero! Isso, uma IPA sem lúpulo! O desafio foi lançado e as cervejas estão a ser submetidas a testes cegos dos consumidores com resultado final desconhecido até o momento deste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *